Maquiagem

Maquiagem para formatura: dicas e passo a passo

08/04/2016

Festas de formatura, casamentos, aniversários de 15 anos e eventos badalados são excelentes oportunidades para apostar em maquiagens mais elaboradas que dificilmente usamos em nosso dia a dia. Pensando nisso, garimpei a internet a fim de trazer as melhores dicas e tutoriais passo a passo (em vídeo) para você arrasar na maquiagem para formatura!

Preparando a pele para receber a maquiagem

Mantenha uma rotina diária de limpeza + tonificação + hidratação para garantir que sua pele estará saudável. No dia, lave o rosto com água gelada, aplique hidratante e, o mais importante, invista em um bom primer facial. Ele vai ser o responsável por manter sua pele sequinha e intacta até o final do evento. Aplique um hidratante nos lábios também.

Comece pelos olhos

Enquanto a pele vai absorvendo os produtos, comece a maquiar os olhos. É importante deixar a pele por último, principalmente quando a maquiagem é mais pesada, pois pode cair um pouco de sombra na pele e não queremos manchar tudo. Antes de aplicar a sombra, também é importante usar um primer para olhos, para garantir que fique tudo no lugar.

Existem infinitas possibilidades de maquiagens para os olhos, você deve escolher o que você mais gosta. Na dúvida, um clássico esfumado preto ou marrom não tem erro. Caso queira um pouco de brilho, aposte num smokey eye dourado ou bronze. Se você gosta de maquiagens coloridas ou românticas, pode fazer um esfumado rosa, azul ou roxo, por exemplo. Confira no final do post várias opções incríveis de maquiagem para os olhos com passo a passo em vídeo.

Não esqueça das sobrancelhas

Para um resultado perfeito, certifique-se de ter feito a sobrancelha recentemente. Para preenchê-las, use um tom de sombra marrom esverdeado ou com fundo cinza, respeitando o tom da sua pele. Você também pode usar um lápis universal. Lembre-se que a sobrancelha ombré é tendência, então esfume o comecinho da sobrancelha para garantir um resultado mais natural (veja aqui como fazer). Aplique um corretivo do tom da sua pele contornando toda a sobrancelha e esfume.

Contorno

Um contorno bem feito tem o poder de transformar o rosto. Afinar, aumentar, diminuir, são muitas possibilidades. Na dúvida, o claro realça e o escuro esconde. Você pode usar vários tons de base para fazer um contorno estilo Kim Kardashian ou apenas aplicar um bronzer sobre a base. Em ambos os casos, não dispense o iluminador, que deixa a pele lindíssima nas fotos. Escolha um blush de fundo marrom para não brigar muito com o resto da maquiagem.

Olho tudo, boca ____?

Use um lápis da cor do batom para contornar e preencher os lábios, assim você pode aumentá-los e de quebra fazer o batom durar mais. Caso opte por um “olho tudo, boca tudo”, um velho olho preto com batom vermelho não tem erro. Caso escolha um “olho tudo, boca nada” você poderá investir em sombras coloridas e usar seu batom nude preferido.

Para a maquiagem durar mais

Depois da maquiagem pronta, aplique um pó translúcido e esfume bem. Caso contrário, ele pode aparecer nas fotos com flash e causar um efeito estranho. Para garantir a duração da maquiagem, também é interessante investir em sprays finalizadores.

Maquiagem para formatura para morenas

maquiagem para formatura para morenas

Na pele morena e negra, as cores cintilantes são as que mais se destacam nos olhos. Se você for ousada, pode apostar numa maquiagem roxa, rosa ou azul usando sombras bem vibrantes. Sombras em tom bronze, champagne e dourado também são ótimas opções para quem tem a pele mais escura. Na dúvida, um olho preto sempre funciona!

Maquiagem para formatura com vestido preto

maquiagem para formatura com vestido preto

É bem comum a escolha do clássico vestido preto em eventos importantes, pois é uma peça bem clássica e fácil de acertar. O delineado gatinho combinado com cílios poderosos e batom vermelho ou nude finalizam o look como uma luva. O “olho tudo, boca tudo” também é uma ótima opção, pois a atenção fica voltada para a maquiagem ao invés da roupa.

Maquiagem para formatura de dia / de noite

maquiagem para formatura dia e noite

Eventos diurnos pedem maquiagens mais leves como esfumados básicos com sombras coloridas, que destacam e abrem o olhar. Delineado e batom rosa ou nude também são ótimas apostas. Já a noite combina com smokey eyes, maquiagens mais pesadas, cílios poderosos e sombras e batons coloridos.

Maquiagem para formatura passo a passo

Esfumado clássico e batom vermelho – Amanda Domenico

Smokey eye metalizado com batom rosa – Bruna Tavares

Esfumado bronze com batom escuro – Mari Maria

Esfumado dourado pálpebra luz – Bruna Malheiros

Maquiagem rosa com brilho – Maquiadora de Sucesso

Espero ter te ajudado a escolher a maquiagem perfeita para sua festa de formatura. Conte nos comentários qual tutorial você mais gostou!



4 comentários

  • Responder Natalia Chiadouro 09/06/2016 at 10:17

    Super amei amiga. Seu blog está lindo

  • Responder Elin 10/06/2016 at 02:47

    Muito da hora esse site.

  • Responder Lucia Maria 13/06/2016 at 01:04

    Sensacional esse artigo. Parabens deve ter dado um trabalhao reunir todo esse conhecimento em um lugar só

  • Responder Lucia Silva 16/06/2016 at 15:21

    nossa miga, que linda ficou! Super amei

  • Deixe um comentário

    Top